Processando...

Projeto Dekassegui

Projeto Dekassegui: apoio ao trabalhador brasileiro no retorno ao país

 

          O Centro CAPE desenvolveu, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, o Projeto Dekassegui, entre os anos de 2002 e 2004, em São Paulo e Curitiba. São chamados de decasséguis trabalhadores brasileiros, descendentes de japoneses, que vão para aquele país em busca de empregos.

          O objetivo do projeto foi o de orientar esses emigrantes, em seu retorno ao país, para que conseguissem um melhor aproveitamento da poupança feita com o trabalho no Japão. A iniciativa envolveu ações de capacitação, assessoria e intermediação de mão-de-obra. O projeto atendeu, individualmente, 15.342 trabalhadores, dos quais 6.042 participaram de cursos de capacitação.

          Como resultado a iniciativa registrou a abertura de negócios de diversos setores e segmentos da economia, com destaque para restaurantes, laboratórios fotográficos, pousadas, varejos de plantas ornamentais, lojas de bijuterias, salões de beleza, clínicas de estética, empresas de prestação de serviços de informática, de reciclagem de materiais, pastelarias, consultorias, confecção de roupas, cafés e lava a jatos.