Projeto de otimização dos recursos para treinamento e capacitação de públicos diversos, no sentido de oferecer de uma forma mais rápida acesso ao treinamento e inserção de novas instituições no campo de trabalho. Assim, o CHEQUE PRATA representa um mecanismo que integra as instituições que oferecem cursos com o universo de pessoas que necessitam de qualificação e aperfeiçoamento. Este projeto é oferecido aos municipios e instituições de fomento que usam o seu modelo para levar a capacitação dirigida aos interessados.
O Cheque Prata invertia a forma de atuar. Ao invés das instituições criarem seus projetos e depois buscarem os públicos, era os púbicos que diziam no que queriam trabalhar.
O piloto que fizemos foi dirigido a construção civil. Nos pensávamos que os desempregados que queriam capacitação iriam buscar cursos de pintura, hidráulica e outros mais, qual não foi o osso espanto que eles falaram que queriam cursos de Como ler uma Planta, Como minimizar o lixo em obras, Como fazer um orçamento de uma pequena obra, Como criar grupos de operários para trabalhar em parceria e por ai foi...
Então, a teoria do Cheque Prata é que as instituições criam um catálogo de produtos, mas o usuário busca o que ele quer e ou então informa para o mercado o que ele esta querendo.