Processando...

Certificação

Certificação: caminho para a eficiência

O Instituto de Qualidade Sustentável (IQS) é o braço do Centro CAPE responsável pela avaliação de micro e pequenas empresas que desejam obter o Selo de Certificação do Sistema de Gestão. O trabalho é desenvolvido dentro do âmbito do Projeto de Fortalecimento da Indústria de Base Artesanal, com o apoio do SESI.

A certificação atribui ao pequeno e microempresário maior credibilidade e um diferencial para o seu negócio, ao melhorar a sua competitividade e, assim, contribuir para elevar os seus ganhos. Os critérios aplicados no processo são baseados na Norma NIQS:001/2014 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - Empresa do Setor de Base Artesanal.

 

O que é a certificação do sistema de gestão?

 A certificação avalia, monitora e reconhece a qualidade da gestão do empreendimento. Tal reconhecimento é um diferencial que possibilita maior visibilidade à produção do pequeno ou microempresário e mais credibilidade do negócio junto aos clientes.

O processo de certificação é realizado em três fases, que envolvem a descrição das etapas da cadeia produtiva do negócio, a organização do espaço de trabalho (oficina), a implementação de controles, a avaliação constante da qualidade das peças produzidas e da satisfação do cliente. A certificação se processa de forma evolutiva, sendo que em cada fase é exigido um conjunto de requisitos com identidade diferente.

 A avaliação promovida pelo processo de certificação se sustenta em três pilares:

- Econômico: precisa gerar lucro para ser sustentável.

- Social: não emprega mão-de- obra infantil, contribui com o desenvolvimento social da sua comunidade e gera trabalho e renda.

 

 

Gostaria de se inscrever no Projeto de Fortalecimento da Indústria de Base Artesanal?

Sim quero me inscrever!