Caso já esteja inscrito na plataforma www.seloopa.org.br, clique abaixo
Plataforma OPA
clique aqui
Caso você não tenha ainda inscrito, você tem que começar o processo na plataforma do SELO OPA - www.seloopa.org.br
Após fazer a sua inscrição, será redirecionado para este site para fazer o pagamento.
Público Alvo:
Artesãos e produtores artesanais.
O treinamento é individual com cada artesão.
No caso de associações e cooperativas, poderá ser realizado pelo grupo, somente se o local de produção for o mesmo para todos.
O processo é:
Você faz a sua inscrição no site www.seloopa.com.br, após a inscrição você será remetido para o pagamento. Após o pagamento, a sua inscrição será liberada e você poderá iniciar as suas atividades.
Neste momento, o seu monitor irá se apresentar a você e estará te acompanhando todo o tempo.
A carga horária de 72 horas é uma projeção - você gasta o tempo que for necessário para finalizar o processo.
Programa:
O programa consiste, que com a ajuda de um monitor, o produtor inicie a organização de sua oficina, através de controles de coisas que ele tem, mas não estão organizadas.
Assim ele inicia listando a matéria prima que usa, os clientes que tem, os fornecedores, e seus produtos.
Depois ele passa pela fase da oficina, na organização do espaço de trabalho, mão de obra, maquinário e sua situação, como vende, como divulga, etc.
DURANTE TODO O PROCESSO UM MONITOR ESTARÁ ACOMPANHANDO EM TEMPO REAL AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS.
Tudo anotado e controlado, agora o mais importante que é a CADEIA PRODUTIVA, onde será sistematizado produto por produto, levando ao final o custo real de cada unidade, com informações sobre quantificação de matéria prima, mão de obra e outros custos (impostos, cartão, lucros, etc), e o produtor poderá tomar a decisão sobre os preços de venda no atacado e varejo.
Durante todo o processo, o artesão irá anotar num PLANO DE AÇÃO, quais são as necessidades de melhoria, problemas, etc e o monitor irá ajuda-lo a buscar as soluções.
Os mais de 2.000 artesãos e produtores que já passaram pelo processo do IQS, declaram que: diminuiram os custos, aumentaram os lucros, aumentaram a produtividade.
Objetivo:
Antigo IQS (Instituto de Qualidade Sustentável) foi agora, na sua versão ON LINE, renomeado de ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ARTESANAL.
Levar o produtor a ter total dominio de sua oficina, com controle de materia prima, clientes, fornecedores, produtos, equipamentos.
Levar o produtor a fazer a CADEIA PRODUTIVA de cada produto, quando ao final ele terá total controle de seu processo produtivo, preço de venda atacado e varejo.
Plataforma OPA
clique aqui