Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR
Data: 20 de Março de 2017

Voltar

FNA proporciona a participação de artesãos tocantinenses para a exposição de produtos regionais

Stand de Tocantins na 27ª Feira Nacional de Artesanato (FNA)

No Tocantins, existem 672 profissionais cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). São das mãos e da criatividade dos artesãos tocantinenses que as mais belas obras de arte ganham forma e despertam a atenção do país e do mundo. Esses artistas produzem artesanatos dos mais diversos utilizando matérias-primas que a natureza oferece: capim dourado, palha de bananeira, sementes, couro, resina, fibras vegetais e mais uma infinidade de materiais que reforçam a identidade das peças produzidas no Estado.

Os artesãos indígenas do Tocantins também produzem peças incomparáveis, cada qual com a cultura de sua região, reforçando suas culturas, tradições e identidades. Exemplo dessa singularidade são as bonecas Ritxòkò, produzidas pelas mulheres do povo Karajá e declaradas Patrimônio Cultural Brasileiro em 2012.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Noraney de Castro, desde 2016 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (SEDEN) está incentivando a participação de artesãos tocantinenses em eventos nacionais para a exposição dos produtos regionais.

“Já levamos 10 artesãos para expor suas peças na 27ª Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte e agora, de 29 de março a 2 de abril, vamos levar oito artesãos para divulgarem seus produtos no 9º Salão de Artesanato de Brasília.”

 

Serviço:

28ª Feira Nacional de Artesanato

5 a 10 de dezembro no Expominas em Belo Horizonte

Contato: contato1@feiranacionaldeartesanato.com.br | comunicacao@centrocape.org.br

http://feiranacionaldeartesanato.com.br/