Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR
Data: 26 de Julho de 2016

Voltar

Empreendedorismo é tema de concurso de artigos científicos

Inscrições vão até 16 de setembro

Os estudantes e os professores universitários interessados em participar do 2º Prêmio de Artigos Científicos do Desafio Universitário Empreendedor podem se preparar. As inscrições estão abertas até 16 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Desafio Universitário Empreendedor. Os temas são “Empreendedorismo”, “Educação empreendedora” e “Estudos de caso sobre a aplicação de novas tecnologias no ensino do empreendedorismo na educação superior”. Os artigos devem ser enviados no ato da inscrição.

O concurso faz parte da programação do Desafio Universitário Empreendedor, competição nacional promovida pelo Sebrae para estimular habilidades empreendedoras entre estudantes, a partir dos documentos gerados por professores de instituições de ensino superior (IES). Serão premiados os dez primeiros colocados, até o limite de cinco autores (ou coautores) por artigo. Os critérios de avaliação são relevância e adequação ao tema, originalidade ou contribuição, fundamentação teórica, organização do texto e correção gramatical, clareza e densidade na apresentação das ideias, capacidade de fundamentação, de argumentação e de crítica, desenvolvimento do tema, coerência e coesão.

O julgamento será realizado de 19 de setembro a 21 de outubro e a divulgação dos premiados, até 9 de novembro. Os dez artigos vencedores receberão certificados e os estudantes ainda ganharão pontos no Desafio. Os trabalhos serão publicados na plataforma do Desafio Universitário Empreendedor, no site do Programa Nacional da Educação Empreendedora e no portal da Educação Empreendedora do Instituto Endeavor do Brasil, e estarão disponíveis ao público.

Em 2015, o vencedor foi o professor Alexandre de Sá Oliveira, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, com o artigo “Educação Empreendedora, Empresarial ou para o Empreendedorismo: estamos falando da mesma coisa?”. Este ano, no dia 15 de julho, ele recebe na instituição as equipes classificadas em segundo e em terceiro lugares na edição de 2015 do Desafio Universitário Empreendedor. Os estudantes viajam em missão técnica nacional e conhecerão o Centro de Empreendedorismo da Univali.

Mais sobre os temas

Empreendedorismo: é necessário considerar a origem e a conceituação do termo empreendedorismo, privilegiando casos concretos de experiências empreendedoras no ambiente universitário no Brasil ou no exterior.

Educação empreendedora: devem ser feitas abordagens metodológicas da educação empreendedora, contextualizando de forma prática e teórica o seu ecossistema e variantes, no Brasil ou no exterior.

Uso de novas tecnologias no ensino do empreendedorismo na educação superior: o artigo tem de ser desenvolvido em torno de experiências concretas sobre o uso de tecnologias no ensino, inovação, disseminação e fomento do empreendedorismo no ambiente universitário, e apresentar contribuições para instituições de ensino e professores.

Fonte: Agência Sebrae