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INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR
Data: 05 de Julho de 2016

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Cinco dicas para ser competitivo durante os Jogos Olímpicos

Rio de Janeiro, sede principal dos Jogos Olímpicos de 2016

O Sebrae estima que cerca de 195 mil micro e pequenas empresas de turismo podem se beneficiar com a exposição do Brasil em todo o mundo graças aos Jogos Olímpicos, que começam no próximo mês, no Rio de Janeiro. Muitos turistas estrangeiros deverão aproveitar ao máximo o momento das Olimpíadas para conhecer diversos destinos turísticos do país, oportunidade de negócio para pequenas empresas que atuam no setor de turismo, tanto aquelas que estão situadas nas cidades-sede quanto as demais que não receberão diretamente atividades do evento.

Pensando nisso, o Sebrae preparou uma série de dicas para que o empresário possa aproveitar as possibilidades geradas por ocasião das Olimpíadas, bem como para colher resultados duradouros para seu negócio, mesmo após o término do evento. A cartilha Cinco dicas para ser competitivo nos Jogos Olímpicos – Rio 2016, disponível gratuitamente no Portal Sebrae, lista pequenas ações que a empresa de turismo deve colocar em prática para aproveitar a vinda dos turistas estrangeiros e fazer bons negócios antes, durante e depois do megaevento esportivo.


ADEQUE SEUS SERVIÇOS AOS TURISTAS ESTRANGEIROS

Os turistas estrangeiros trazem consigo culturas e costumes diferentes. Dominar todas essas características específicas é uma questão muito complexa, porém, algumas precauções podem ser aplicadas para o bom atendimento ao estrangeiro:

- Esteja pronto para atender seu cliente em outros idiomas. Dê preferência ao inglês e ao espanhol.
- Personalize seus produtos. Pense em formas de marcar a experiência do seu cliente envolvendo situações em que ele se sinta misturado às culturas e populações locais.

TENHA UM RELACIONAMENTO ON-LINE COM OS CLIENTES

As empresas devem marcar constante presença on line para se manter competitivas no mercado. Estudo do Google de 2014 mostra que 65% dos turistas de lazer e 69% dos turistas de negócios recorrem à web para planejar suas viagens. Algumas ações simples podem ser implementadas para valorizar sua marca:

- Crie ou reforce sua imagem nas redes sociais, com um site, uma fanpage, um blog, uma página no Instagram, um perfil no Twitter ou uma loja virtual, por exemplo.
- Utilize mecanismos para avaliar se seu conteúdo está de acordo com seu público-alvo. A quantidade de curtidas, compartilhamentos, respostas e pessoas alcançadas por suas postagens é um bom indicador.


USE O DESIGN COMO DIFERENCIAL

O design é um elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços que aperfeiçoa a produção e reduz custos, valoriza a marca e aumenta a competitividade.

- Análise sua marca e verifique se ela transmite a imagem correta da empresa e de seus produtos e serviços.
- Use estratégias de design para o aperfeiçoamento do seu site. As informações principais devem estar dispostas de maneira clara e atrativa. Dê preferência para a utilização de imagens e gráficos.


DIVERSIFIQUE OS CANAIS DE VENDAS

Adapte seus canais de venda para conseguir atingir pessoas com hábitos diferenciados de compra é essencial.

- Busque oportunidades na economia compartilhada. Plataformas como o Airbnb já permitem a oferta de produtos em seus canais, por exemplo.
- Aposte em sites e aplicativos de avaliação e recomendação, como o TripAdvisor.


INVISTA NA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Uma postura responsável do empreendimento faz com que sua imagem se fortaleça de forma positiva diante dos mercados em que atua e reduz custos operacionais.

- Prefira comprar em lojas próximas e de preferência para as que tenham práticas socioambientais em suas operações.
- Faça separação do seu lixo e destine corretamente os resíduos sólidos de sua empresa. Se seu empreendimento realiza essas ações, comunique. Atualmente, grande parte dos turistas dá preferência a empresas que possuem responsabilidade socioambiental.

 

Fonte: Agência Sebrae