Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR
Data: 13 de Julho de 2016

Voltar

Brasil Original volta a Belo Horizonte

Espaços vão reunir o trabalho de 65 artesãos de Minas Gerais

          Toda a diversidade do artesanato mineiro volta a Belo Horizonte, entre os meses de julho e agosto, em dois showroons do projeto Brasil Original, que serão montados pelo Sebrae Minas nos shoppings BH e Boulevard. As lojas reúnem produtos representativos da arte popular do estado, entre objetos de decoração, utilitários, acessórios e bijuterias, feitos por 65 artesãos, a partir de materiais naturais, reciclados e reaproveitados. Os itens serão vendidos no varejo.

          A Ar do Brasil, do casal de artistas plásticos Luiz Alberto Nacif Campos e Sandra Regina Braga, vai expor nas lojas do Brasil Original colares, anéis, pulseiras e brincos feitos com metal, cerâmica, couro e vidro, todos pintados à mão e distribuídos em três linhas, duas vitrificadas, com peças brilhantes e opacas, e uma rústica, com produtos de design étnico e cores primitivas. Já a Arte em Papelão, dos artesãos José Eduardo e Sandra Monteiro, estará representada, nos espaços, por miniaturas de mercearias, botecos, cozinhas caipiras e casebres, desenvolvidas a partir de papelão e de outros materiais reaproveitados.

          As lojas também terão peças de tear produzidas pela artesã Vera Naves. Com barbante, juta, sisal e piaçava, Vera cria tramas que se materializam em porta-copos, descansos de travessas, jogos americanos e tapetes. Vão estar, ainda, nos showroons, peças feitas pela artesã a partir do reaproveitamento de carpete e tecidos, como livros de história e marcadores de página.

          Objetos de decoração, produzidos a partir da fibra da taboa, vegetal encontrado em regiões alagadas e ribeirinhas, também estarão nas lojas do Brasil Original, em Belo Horizonte. São cestos para pães, porta-panelas, jogos americanos e porta-guardanapos da DBorda Artesanato, da cidade de Borda da Mata. Assim como os bordados da artesã Íris Ferreira Lana que levará, para os espaços do projeto, forros para bandeja, panos de prato, fronhas avulsas, toalhas de lavabo e flores de Santa Terezinha, feitas por meio de técnicas como o richelieu, ponto cruz, bainha vazada e crochê (ponto livre).

          No Boulevard Shopping, o showroom do Brasil Original será montada no 1o piso, em frente à Fast, entre 15 de julho e 15 de agosto. Já no BH Shopping, o espaço será instalado no primeiro piso, em frente à loja da C&A, do dia 19 de julho a 17 de agosto.