Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR
Voltar


Facilitadores    Programa Desenvolvimento Regional Sustentável ( METOLOGIA CEFE)


Administradores públicos ou privados procurando metodologias para trazer desenvolvimento social e economico para o seu municipio.


Sob Consulta

O programa:

À exemplo de Mariana, cidade mineira que recebeu grandes investimentos através da mineradora Samarco, a população acaba por direcionar todas as suas atividades apenas para o setor.

Em casos como esse, as famílias são separadas. Muitos filhos abandonam os pais em regiões rurais e partem para trabalhar nessas grandes empresas. Não há nenhum erro nisso, porém, a grande questão é: uma cidade que direciona todas as suas atividades à apenas um setor, irá sobreviver de que forma caso a empresa não desenvolva mais nenhuma atividade na cidade?

A proposta do CENTRO CAPE é utilizar toda sua expertise e metodologia desenvolvidas nestes 25 anos de história para capacitar indivíduos e ajudar cidades a se desenvolverem regionalmente.

Contudo, falar em desenvolvimento regional não é apresentar um curso ou treinamento específico; é compreender a história e a geografia por trás de cada cidade. É conhecer as riquezas presentes na região e ser capaz de aproveitá-las para que se tornem uma nova renda para as famílias. É, também, capacitar o comércio, já existente, de forma mais efetiva para que associações e cooperativas possam fortalecer a economia da cidade.

Abordar o desenvolvimento regional sustentável é acreditar na possibilidade de se fazer muito através de tão pouco. É acreditar no processo de transformação dos resíduos em produtos e práticas que contribuam, socialmente e ambientalmente, para a geração de empregos e renda no município.

Transmitir o desenvolvimento sustentável regional à população é fazer com que ela compreenda o real significado desse conceito e participe, ativamente, do crescimento socioeconômico do município sem que precise destinar toda a responsabilidade para o Estado, prefeitura ou até mesmo empresas locais.

 

 

Falar em desenvolvimento regional e fazer com que a população não destine toda responsabilidade para o estado ou município é até mesmo empresas locais, é sim possam participar e ajudar o crescimento econômico e social de seu município.

 

Cidades que recebem grandes investimentos, exemplo: mineradora.

A população as vezes direciona somente para as atividades relacionadas a mineração.

Filhos que abandonam os pais na agricultura por exemplo e vão trabalhar nas grandes empresas. Algo de errado com isso? Claro que não, o grande problema e que se a cidade vive somente para um determinado setor, e quando esse setor não estiver mais nessa cidade do que essa população irá sobreviver.

A proposta do CENTRO CAPE é utilizar da nossa metodologia e da expertise que a instituição tem com mais de 25 anos de capacitação, e ajudar cidades em seu desenvolvimento regional.

Falar em desenvolvimento regional não é falar de um curso especifico ou treinamento. Desenvolvimento e entender sobre aquela cidade sobre sua população, entender quais as riquezas que estão naquela região, o que pode ser aproveitado para que se torne uma forma de ganho para as famílias. Capacitar os comércios já existentes com uma gestão eficiente. Criar associações ou cooperativas se caso for necessário.

Falar em desenvolvimento e dizer que é possível fazer muito com pouco, e acreditar que em resíduos pode-se criar um produto ou um ganho.

 

 

 

 


PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTAVÉL 

 

 

VALOR DO INVESTIMENTO SERÁ ENVIADO APÓS ANALISE E VISITA TÉCNICA EQUIPE CENTRO CAPE.

Turmas Abertas - Inscreva-se aqui...
No momento, não há turmas cadastradas para este curso!